Quem Somos

Histórico regional de atuação do Centro Educacional  Sul do Piauí – CESP

O Cesp – Centro Educacional Sul do Piauí está localizado na Rua Adail Coelho Maia, – bairro Parque de Exposição – São João do Piauí (PI). Numa ampla área construída especialmente para o desenvolvimento das faculdades físicas, mentais, sociais e espirituais de nossas crianças, jovens e adultos do Sul do Piauí.

O CESP foi fundado em Agosto de 2013, idealizado por professores e empreendedores da Educação Básica e Superior, iniciando suas atividades preparatórias em Fevereiro de 2014. Temos como público alvo, crianças provenientes das diversas famílias de nossa cidade. A região onde a escola está inserida possui uma população que vive na sua maioria, do trabalho em empresas privadas, do comércio, do mercado informal e funcionários públicos municipais, estaduais e federais que conhecendo nosso trabalho, nossos ideais e princípios educativos, fizeram a solicitação e nos encorajaram ao empenho neste projeto; Surgindo então o CESP, uma escola com princípios Cristãos e que vem bem servir a população  de são João do Piauí e adjacências.

A construção do prédio do Colégio Cesp, tem despertado o interesse de muitas crianças, jovens e a curiosidade de pais que buscam na qualidade da educação, um diferencial. A administração tem procurado a orientação dos PCNS, LDB e Normas do CEE/PI, elaborando assim o seu projeto pedagógico para subsidiar todo o trabalho educativo. Este projeto é ponto de partida para a execução de um trabalho que envolve todo o colégio e toda a comunidade escolar.

A escola que queremos, é um espaço que prepara o aluno para a vida, como também para o desenvolvimento humano e social, que respeite e atenda as diferenças, reconhecendo as necessidades básicas e valorizando a cultura local. Nossa biblioteca é informatizada e conta com um acervo básico para atender a pesquisa e despertar o gosto de nossos alunos pela boa leitura e maior permanência na escola executando seus trabalhos propostos em sala de aula.

O Cesp tem sua estrutura funcional composta dos seguintes núcleos de atividades: Direção, Secretaria, Supervisão Escolar e Serviços Auxiliares.

A Diretoria geral é o órgão executivo que superintende, coordena, fiscaliza as atividades administrativas, financeiras e pedagógicas e deliberativas nas questões administrativas e nas pertinentes ao ensino, definindo a política da Escola, em consonância com sua comunidade escolar e a Lei 9.394/96. A Diretoria é exercida por profissionais da Educação, legalmente habilitado, conforme a Lei n° 9.394/96, Artigo 64, escolhido pela Entidade Mantenedora da Escola; depois de cumpridas a formalidade legal para sua escolha, é contratada e passa a delegar e atribuir funções de acordo com as necessidades da Escola.

A secretaria é o órgão responsável pela execução das atividades meio da Escola, com vistas a assegurar as condições necessárias ao atendimento dos objetivos Educacionais, escrituração escolar, do pessoal, arquivo, fichário e preparação de correspondências.

O nosso compromisso é o de continuar oferecendo a essa comunidade uma educação e um ensino de qualidade, objetivando além de suprir as necessidades dos pais de que seus filhos precisam continuar recebendo atendimento escolar com qualidade, o desejo de crescermos junto á comunidade e contribuir com o desenvolvimento do município, proporcionando uma formação escolar comprometida com a formação de cidadãos críticos, autônomos e atuante. Oferecer acesso aos saberes elaborados socialmente como instrumento para o exercício da cidadania democrática e participativa.

O nosso Objetivo é contribuir para firmar na escola uma tradição de trabalho coletivo, onde o conhecimento produzido seja discutido, construído e reconstruído propiciador do fortalecimento de uma identidade institucional capaz de deixar na história de vida de seus alunos marcas significativas, vinculadas ao prazer da aprendizagem e da convivência positiva.

A qualidade do ensino requer, entre outras providências, o planejamento e a organização do trabalho escolar. Para isto se faz uma reflexão sobre o papel social da escola, os valores filosóficos, sociológicos e pedagógicos que orientam o cotidiano da escola, a fim de compreender que a prática pedagógica deve ser comprometida com os interesses da educação, da escola e do ensino.

O CESP trabalha em conexão com a comunidade e com a expectativa de que a nossa proposta pedagógica possa surtir bons resultados, visto que o interesse do nosso progresso parte da comunidade escolar que por sua vez incentiva a comunidade geral.

O Centro educacional Sul do Piauí (CESP) insere-se na realidade do Estado do Piauí que tem uma área de 251.529 Km e uma vegetação de 3.145.325 habitantes (IBGE 2010), localiza-se no lado oeste da Região Nordeste, limita-se ao norte com o oceano atlântico, ao sul com os Estados da Bahia e Tocantins, a leste com o Ceará e Pernambuco e a Oeste com o Maranhão. O Estado do Piauí ocupa uma posição estratégica entre o Nordeste e Norte do País, numa área de transição conhecida como Meio Norte.

O clima é quente e úmido nas regiões norte, sul e sudeste e semi-árido no leste, centro-sul e sudeste. O clima do Estado é definido por duas estações: o período chuvoso, que se inicia no sul no mês de novembro estendendo-se até março, no centro e norte, as chuvas acontecem em dezembro prolongando-se até o mês de abril, isto tendo como parâmetros os períodos normais de chuva.

O principal setor econômico do Piauí é o de serviços, que responde por 73,54% de seu produto Interno Bruto (PIB), estimado em 12.790 bilhões de reais. A produtividade agrícola é uma das mais altas do país. Na safra 2010, a área plantada dos principais produtos atingiu cerca de 925.290 hectares.

O Piauí apresenta uma densidade demográfica de 12,50 habitantes /KM (IBGE 2010) e um crescimento demográfico de 9,18% em sua população, no período 2.000 a 2.010 (IBGE 2010). Os números da PNAD 2008 mostram que 69,2% dos domicílios piauienses têm acesso à rede de água, 59,5% têm acesso à rede de esgoto e que 56,2% são atendidos por coleta de lixo.

O Cesp esta instalado na cidade de São João do Piauí, localiza – se na região sudeste a aproximadamente 500Km da capital. É a 26ª maior cidade do Piauí, com 19.553 habitantes. Está ligada aos municípios de Coronel Jose Dias, João Costa, Nova Santa Rita, Pedro Laurentino, Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervasio Oliveira, Ribeira do Piauí formando uma região que chega a 46.941 de habitantes.

DIRETORA

  • Dileide Rodrigues Soares Costa